História
O Spitz alemão é uma raça descendente de cães da Idade da Pedra. É a raça de cães mais antiga da Europa Central. Muitas outras raças foram desenvolvidas a partir dela. O Spitz Alemão descende dos cães puxadores de trenó, só que, com o decorrer do tempo, a raça foi selecionada para redução de tamanho. Ao chegar à Inglaterra, recebeu também o nome de Lulu da Pomerânia. Esse cão tornou-se popular, quando a Rainha Vitória o trouxe da Itália. Antes, os cães da corte eram grandes, na cor cinza, parecendo com lobos. Ao conhecerem o Spitz Alemão, todos os da alta nobreza passaram a adorá-lo.
Spitz alemão x lulu da pomerânia
O nome oficial da raça é Spitz alemão. Lulu da pomerânia é um “apelido” que se dá aos cães da raça que, quando adultos, apresentam o tamanho anão, ou seja, entre 18 e 24 centímetros na altura da cernelha.
Tamanho
Segundo o padrão da raça, o spitz alemão pode apresentar 5 tamanhos distintos (as medidas são na altura da cernelha):
- Spitz Alemão Anão / Pomerânia: 18 a 24 cm.
- Spitz Alemão Pequeno: 24 a 30 cm
- Spitz Alemão Médio: 30 a 40 cm
- Spitz Alemão Grande: 40 a 50 cm
- Wolfspitz / Keeshond (Spitz Lobo): 43 a 55 cm
Observe que há uma coincidência na faixa de tamanho entre o spitz alemão grande o Spitz Lobo. Assim, os spitz alemães que tem entre 43 e 50 centímetros são, ao mesmo tempo, spitz grande e spitz lobo. Confesso que o spitz alemão grande e o wolfspitz eu nunca vi no Brasil.
É importante deixar claro que só é possível saber a faixa de tamanho que o cão vai ficar após ele alcançar o tamanho adulto, o que se dá entre o sexto e sétimo mês de vida. Assim, mesmo que os pais sejam do tamanho anão, NÃO GARANTE que seus filhotes também ficarão deste tamanho, embora aumente as chances deles ficaram deste tamanho
Variações na raça, cores e preços
O spitz alemão é uma das raças que apresenta maior variação resultantes de combinações de diferentes tamanhos, cores, linhagens e padrão. Isto acaba refletindo em grandes diferenças no preço.
Como já explicado, existem 5 tamanhos diferentes. No geral, os spitz anões são mais caros. Também existe uma variação enorme de cores (23 no total), embora o documento oficial do padrão da raça trate este tema de maneira resumida. Os spitz brancos são mais caros. Destaque também para o de cor chocolate que, devido sua raridade, costuma ser vendido por maior preço. É importante saber que a pelagem branca, na maioria das vezes, muda de cor durante a vida, se tornando mais amarelada ou perolada. Até a quantidade de sol que o cão toma influencia na cor da pelagem. Assim, não é possível garantir que um cão que é branco quando filhote continuará sendo branco pelo resto da vida. Outras cores de pelagem também mudam durante a vida. Os laranjas, por exemplo, nascem bem escuros, quase pretos. Os que quando filhotes têm manchas cinzas (exceto merle), costumam ficar com manchas laranja-claro.

O padrão e as características físicas também são bem variáveis. Isso depende bastante da linhagem. Existem cães com traços mais primitivos, com características ainda mais parecidas com os lobos, como focinho mais alongado, orelhas maiores e mais triangulares e corpo mais alongado. Já outros spitz apresentam focinho mais curto, orelhas menores, formo mais “quadrado” e pelagem mais armada (claro que muitas características da pelagem são influenciadas pelo tratamento, tosa, trimming e escovação).
Temperamento e comportamento
São cães extremamente dóceis, carinhosos, companheiros e ideais para fazer companhia a crianças e bebês. Adoram colo, receber carinho e são muito apegados aos tutores. Adoram brincadeiras e convivem muito bem com outros cães e outros animais. Na maioria das vezes, são tímidos com estranhos, mas NÃO são agressivos com eles.
Vale lembrar que a maior parte do temperamento do cão é determinada pelo ambiente em que o cão vive, pela relação com os tutores. São cães muito inteligentes (23º lugar no ranking de inteligência), considerando mais de 400 raças existentes. Isso significa que o spitz alemão está entre as 5% raças mais inteligentes.
Ao contrário do que é visto pela internet, são cães silenciosos. Seus passos praticamente não fazem barulho, têm a respiração leve, raramente roncam, e geralmente latem apenas para dar sinal quando algo estranho acontece, ou quando chega alguém diferente na sua casa. Mesmo assim, ele late somente até entender que essa pessoa não representa risco. Se seu spitz alemão late demais e fora dessas situações, ele pode estar estressado.
Todas as características do spitz alemão fazem com que ela seja uma das raças mais indicadas para apartamento e dentro de casa. Além disso, praticamente não têm cheiro.
Diferenças entre os sexos (qual é o mais adequado para mim?)
A principal dúvida e receio que as pessoas têm em relação às diferenças dos sexos são em relação ao xixi. Muitas pessoas têm um preconceito com o macho, achando que ele vai sair demarcando território na sua casa, o que não é bem verdade no caso do spitz alemão. Na verdade, eles aprendem bem facilmente a fazer as necessidades no lugar certo. A maioria dos clientes relatam que entre o primeiro dia e primeira semana eles já aprenderam. Além disso, eles são muito limpos e higiênicos, então não gostam de fazer xixi e cocô dentro de casa. Então eles tentam segurar até o horário de passear, fazer no quintal ou varanda.
Além disso, se o macho for castrado entre o sexto e sétimo mês de vida (melhor idade para castração dos machos de spitz alemão), eles tendem a não aprender a levantar a patinha para fazer xixi, fazendo igual às fêmeas pelo resto da vida.
A maior chance que você tem de ter problemas com demarcação de território dentro de casa é se você já tiver um cão em casa. Mas esse problema também tende ser evitado se fizer a castração entre o sexto e sétimo mês de vida.
Preparamos uma lista comparando os machos e as fêmeas de lulu para facilitar a sua escolha.
MACHOS
1. Mais brincalhões e têm um pouco mais energia;
2. Ideais para crianças, pois acompanham melhor as brincadeiras
3. Podem ser castrados já entre o sexto e sétimo mês de vida;
4. Castração mais barata e de recuperação mais rápida;
5. Trocam de pelo entre uma e duas vezes por ano. Ficam com o pelo mais cheio e bonito por mais tempo;Trocam de pelo entre uma e duas vezes por ano. Ficam com o pelo mais cheio e bonito por mais tempo.
FÊMEAS
1. Mais quietas e têm manos energia;
2. Também são boas com criânças, mas tem menos energia e são menos tolerantes a brincadeiras;
3. Castração somente após o segundo ou terceiro cio (aproximadamente um ano e meio)
4. A castração chega a custar o dobro em relação ao valor praticado para os machos e a recuperação é mais lenta
5. Trocam de pelo ao menos duas vezes por ano, mas os dois cios anuais também interferem na pelagem, por isso, podem trocar entrem três quatro vezes.
Cuidados e saúde
A saúde do Spitz Alemão é considerada muito boa. Ele é um animal que tem um sistema imunológico forte e raramente fica doente – sendo esse um dos motivos para a sua longa expectativa de vida. Apesar de se tratar de uma raça de cachorros pequenos, eles são cães bastante resistentes e podem fazer caminhadas longas. No entanto, os tuturos devem ter um cuidado extra em relação aos cães do tamanho anão (Lulu da pomerânia – principalmente aqueles com menos que 22 cm) em relação a quedas, saltos de locais altos, como camas muito altas.
Escovação de dentes para evitar tártaro: Há uma tendência um pouco maior que o comum do spitz alemão acumular tártaro. Assim, é importante aumentar a frequência de escovação de dentes, sendo o ideal ao menos uma vez a cada dois dias.
Escovação da pelagem: O spitz alemão passa pela troca sasonal de pelos em média 2 vezes por ano (machos podem trocam menos e fêmes podem trocar mais). Sendo assim, nesta fase é importante a escovação uma vez a cada dois dias para retirar os pelos soltos e para que a pelagem fique bonita e não embole. Assim, você, mesmo nessas fases de troca de pelo, verá poucos pelos pela casa. Fora da fase de troca de pelos a escovação pode ser de uma a duas vezes por semana.
Banho: ao contrário da maioria das raças, o spitz alemão praticamente não tem cheiro e se limpam bastante (parecido com gatos nesse sentido). Sendo assim, não há necessidade de banhos constantes, sendo a frequência ideal de uma vez a cada três semanas a uma vez por mês.
Necessidade de exercício: O Spitz alemão adulto tem nível de energia baixo a moderado, não sendo necessários passeios ou brincaderias diárias muito demoradas para satisfazê-los.
Alimentação: A ração deve ser de boa qualidade, assim como para qualquer raça. Mas pode ficar tranquilo(a) que eles comem bem pouquinho. Um spitz alemão de tamanho anão, por exemplo, come por dia entre 40 e 80 gramas.
Nunca fazer a “tosa Boo”: Muitas vezes as pessoas querem um cão com a pelagem arredondada na cabeça para que fique com “cara de ursinho”. Aí pedem para o petshop para fazer a “tosa Boo”. No entanto, esta tosa pode afetar sériamente a pelagem, podendo resultar em doenças como alopécia (queda de pelos com exposição bem evidente da pele).
Hipoglicemia: Os spitz alemão filhotes têm tendência a ter crises de hipoglicemia. Mas isso normalmente é motivo de preocupação do criador e não do tutor, pois um criador sério NUNCA irá entregar um spitz alemão com menos de 60 dias de idade. E se for um cão muito pequeno o criador pode entregar o filhote somente após 90 dias de vida. Nessa idade, crises de hipoglicemia são improváveis
A luxação da patela: Os spitz alemão, principalmente os de tamanho anão menores que 22 cm, podem apresentar luxação de patela. Isso é mais comum a medida que o cão envelhece. Sendo assim, o tutor deve ficar atento se o cão está apresetando alguma dificuldade para andar.
